Download de contos

Que tal experimentar um audiobook? Narrado pelo próprio autor!
Abaixo você vai encontrar alguns audiocontos da coletânea "Noites de tempestade", acompanhados da música que deu origem ao conto (ou vice-versa) para você ouvir enquanto faz sua caminhada, enquanto espera no ônibus, na viagem de volta para casa...
Trampo duro: Sozinho na estação

Trampo Duro: Sozinho na Estação foi originalmente publicado no blog EstaçãoBM em 10 capítulos, no fim de 2011. Foi na verdade uma tentativa de escrever uma série à medida que a história ia sendo publicada. Particularmente, gostei do resultado.

Antes de ler a história de Erik e Pattie, é preciso que entenda apenas uma coisa: Trampo Duro é um folhetim noir com todos os possíveis clichês do gênero. Embora o personagem principal não seja oficialmente um detetive particular, como o Sam Spade de Dashiell Hammett ou o Philip Marlowe de Raymond Chandler, os elementos principais estão lá: o cinismo, a canastrice entre o cômico e o violento, o ar durão com que o herói encara os problemas, o amor perdido, a investigação que o leva de ambientes grã-finos a pardieiros perigosos... Quase dá para imaginar que você lerá as cenas em preto e branco.

 

Mas não se engane, Trampo Duro não se leva a sério. É um história para se ler com um quê de cinismo também. É por pura diversão.

No fim, é tudo uma grande homenagem ao gênero e ao ator que melhor o interpretou: Humphrey Bogart. E a Casablanca, o melhor filme da história do cinema. Pense em Erik como um novo Rick e Pattie como a apaixonada Ilsa com uma arma na mão, tentando arrancar dele a salvação para o marido.

 

Ah, sim, claro... pense também na história de Eric Clapton e Pattie Boyd quando estiver lendo. Os nomes e apelidos dos personagens foram tirados (cinicamente?) da história do grande músico inglês.

 
 
Abrigo

Aonde você busca abrigo quando se despedaça o dia?

Fugindo de um perseguidor implacável, Ana vê suas esperanças voltarem quando avista um pequeno lugarejo perdido no meio da Serra do Espinhaço, encravada no meio de uma cordilheira pedregosa, árida e vermelha.

Mas há algo de errado com o lugar. E ela busca abrigo onde imagina ser a melhor fortaleza contra o mal que vem em seu encalço, trazendo uma tempestade de horror e medo que jamais acreditou poder existir.

"Abrigo" faz parte da coletânea "Noites de tempestade", contos que tiveram origem ou originaram as músicas do disco homônimo do autor Jefferson Sarmento. 

 
Um jeans sem rumo

A vingança às vezes gruda feito fumaça na roupa...

 

A mãe de Inácio comprou para ele uma calça jeans meio surrada numa loja de usados e achou de verdade que ela cairia bem no rapaz.

Mas com o tempo, ela começa a desconfiar que existe alguma coisa errada com aquela estranha peça de segunda mão. Parece que, quanto mais ele a usa, mais nova ela fica.

Para Inácio, não há nada de errado com a calça. Exceto, talvez, por aquele sonho em que acena para uma moça desconhecida, numa casa com gramado verdejante, no meio de um lugar deserto. E um sentimento raivoso e impaciente que experimenta às vezes.

"Um jeans sem rumo" faz parte da coletânea "Noites de tempestade", contos que tiveram origem ou originaram as músicas do disco homônimo do autor Jefferson Sarmento. 

O fogo caminha comigo

"O fogo caminha comigo" traz de volta Lucas, o garoto sequestrado por Rubi no livro "Os ratos do quarto ao lado". Os anos passaram e ele agora é um jovem em busca de vingança, numa jornada que não pode acabar bem.

No meio do caminho, ele conhece Beatriz, uma garçonete de beira de estrada que acaba seguindo viagem com ele, depois da interferência de um ser nada comum.

"O fogo caminha comigo" faz parte da coletânea "Noites de tempestade", contos que tiveram origem ou originaram as músicas do disco homônimo do autor Jefferson Sarmento. 

 

© 2020 Jefferson Sarmento