• Jefferson Sarmento

Você conhece o Prêmio Jabuti?

O maior prêmio do livro brasileiro teve suas obras escolhidas ainda há pouco e você, que ama livros e histórias, não pode simplesmente dizer que não viu!

O prêmio Jabuti foi criado por volta de 1958, pela Câmara Brasileira de Livros, como forma de incentivar a literatura e aquecer o mercado brasileiro com o reconhecimento de obras e profissionais envolvidos da árdua tarefa de trazer os livros e nossa cultura até... a nós, leitores!


Vale a pena uma corridinha na página do prêmio para dar uma espiada e conhecer mais:


https://www.premiojabuti.com.br/


Quem pensa que a premiação mais importante da literatura nacional é um inalcançável auto referencial acadêmico está redondamente enganado. O Prêmio Jabuti é o resultado do que há de mais belo, criativo e importante na nossa produção editorial.


A lista desse ano tem a HQ "Jeremias: Pele", de Rafael Calça e Jefferson Costa, como a mais festejada obra premiada (não apenas em sua categoria, virou um estandarte de inclusão do Prêmio e é mais comum encontrar a foto da Graphic Novel nas chamadas de matérias sobre o Jabuti que o próprio prêmio principal, o elogiadíssimo "Uma história da desigualdade", de Pedro ferreira de Souza - outro livro conectado cm o que há de mais atual nesses nossos dias conturbados.



8 visualizações

© 2020 Jefferson Sarmento